MARCAS QUE MARCAM O CORAÇÃO DAS PESSOAS

 21/01/2017
 Douglas Bernardes
  Branding


Você já parou pra pensar por que algumas marcas nos cativam mais do que outras? Por que nos sentimos mais atraídos por determinadas marcas, mesmo que existam outras que apresentam produtos e serviços com o mesmo nível de qualidade? E mais: o que faz com que uma marca conquiste nossa admiração? Quais são os atributos necessários para que adotemos uma marca como nossa preferida dentre tantas opções?

Branding. Este é o nome utilizado na estratégia de conceituação e planejamento de uma marca. Ao contrário do que muito se pratica por aí, uma marca não é apenas um logotipo. A identidade visual precisa estar em perfeita sinergia com o DNA da marca para que ela conquiste o coração e a mente do consumidor. O DNA é o propósito e a personalidade, a maneira como ela se posiciona diante do público.
 
Se uma marca não possui identidade forte e diferenciação, ela será obrigada a utilizar outras estratégias competitivas, geralmente recorrendo à redução de preços para atrair os consumidores, já que a marca não pode se garantir pela admiração e paixão do seu público-alvo.
 
Para a construção e fortalecimento de uma marca, muitas e muitas pesquisas são feitas, além da utilização de diversas técnicas de diferentes áreas, como publicidade, marketing, design, relações públicas, administração, semiótica, antropologia e psicologia. Tudo isso para se chegar às melhores escolhas de nome, cores, logotipo, mascote, jingle, slogan e todas as formas pelas quais a marca se apresenta ao mundo e se diferencia das demais marcas. Isso cria uma personalidade bem definida para a marca, fazendo com que ela adquira uma proposta para cativar as pessoas. Assim, os consumidores passam a se aproximar desta marca como se ela fosse alguém com um conteúdo interessante a ser transmitido. É a criação da tão almejada empatia.
 
Marcas fortes se consolidam por gerar grande empatia nas pessoas. E isso eleva significativamente o valor da marca, a ponto de ultrapassar o próprio patrimônio físico da empresa e o produto que ela comercializa. E a força desta marca vai destacá-la da concorrência, deixando-a numa posição vantajosa e marcada (“brand”, em inglês, significa “marcar”) na percepção e escolha das pessoas.

POST ANTERIOR
PRÓXIMO POST


CATEGORIAS

Branding
E-Commerce
Google
Inovações
Marketing Digital
Marketing Multinível
Site Responsivo
Tendências


POSTS RECENTES

E-COMMERCE - O VAREJO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO
01 de Junho de 2017

ESTIVEMOS PRESENTES NO LANÇAMENTO DA REVISTA CETAM
09 de Maio de 2017

SÃO PAULO, 463 ANOS!
25 de Janeiro de 2017

MARCAS QUE MARCAM O CORAÇÃO DAS PESSOAS
21 de Janeiro de 2017

OS CHATBOTS JÁ ESTÃO ENTRE NÓS
10 de Janeiro de 2017

BRANDING PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING MULTINÍVEL
17 de Dezembro de 2016

MARKETING DE CONTEÚDO
17 de Dezembro de 2016

POR QUE O GOOGLE É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO
17 de Dezembro de 2016