E-COMMERCE - O VAREJO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO

 01/06/2017
 Douglas Bernardes
  E-Commerce


O mundo está mudando. Cerca de 3.500 lojas de marcas famosas norte-americanas fecharam. E isso tem um motivo bastante específico: o e-commerce.

Muitos varejistas dos EUA vão abandonar por completo o varejo físico e se dedicar somente às vendas pela internet. E esta tendência, que deve se tornar mundial em breve, aponta para o fim do varejo tradicional, com o modelo que estamos acostumados há séculos. E isso não tem muito a ver com crise econômica. O que contribui para essa alteração drástica é a mudança de comportamento das pessoas e de seus hábitos de consumo.
 
Muitas pessoas, principalmente as mais jovens, quase nem vão mais a lojas físicas. A maior parte de suas compras são feitas em lojas virtuais. Elas praticamente não compram mais nada em lojas, a não ser comidas e bebidas. E apesar de ainda incipiente, até mesmo o setor de alimentos já vem sendo comercializado pela web, com diversas opções de supermercados virtuais. Porém, todos os demais segmentos de produtos são adquiridos quase que majoritariamente pela internet.
 
E como se isso não bastasse, os lojistas estão sentindo na pele os altos custos do comércio tradicional em contraposição às vantagens do comércio virtual. Menor quantidade de funcionários, espaço físico reduzido, falta de necessidade de vitrines e letreiros caros e chamativos. Não precisa mais de estacionamento, nem de decoração e de pontos comerciais bem localizados e caros. Ou seja, as vantagens são muitas e bem aparentes.
 
Portanto, vamos viver uma profunda mudança na maneira como adquirimos produtos e serviços. O talão de cheque acabou. O dinheiro físico cada dia é menos utilizado. Cartões de crédito estão nas carteiras de quase todo mundo. Ou seja, o dinheiro agora é virtual. E o comércio também.
 
Assim, inúmeras lojas virtuais surgem diariamente pelos fios da imensa teia de possibilidades da internet. São produtos e serviços dos mais variados tipos, para todos os usos e necessidades. De roupas a brinquedos, de matérias-primas a tecnologias, de produtos digitais entregues na hora a produtos físicos entregues por correio ou transportadoras. E fretes gratuitos ou a preços baixos já não são raros. É possível encontrar de tudo, com comodidade e rapidez na pesquisa de preços e modelos.
 
Porém, o crescimento do mercado de e-commerce apresenta um ambiente bastante concorrido para qualquer segmento, já que a grande maioria das lojas virtuais compartilha recursos similares, mesmo que sejam plataformas de segmentos totalmente distintos, com fornecedores, preços, promoções e produtos específicos. Nesta imensidão de concorrência e ofertas, quais são os diferenciais e as estratégias utilizadas para chamar a atenção do consumidor? O que seria o mais importante para fazer a diferença?
 
Independentemente do investimento em plataforma, propaganda, mídias sociais, campanhas de AdWords, segurança, logística, gestão ou qualquer outro esforço para alavancar as vendas, se o design da loja virtual não for eficiente e bem pensado, todo o resto pode cair por terra e se tornar um esforço inútil. Se a loja virtual tem tudo isso, mas não tem um design caprichado, certamente vai sofrer com o preconceito dos usuários. Reflete amadorismo e inconfiabilidade. Loja feia não vende. Fato.
 
O design atrai, enche os olhos, passa credibilidade e reforça a identidade da loja virtual com a marca. Consequentemente, conquista a confiança do consumidor. Além da beleza, o design cumpre a função de oferecer organização, elaboração e coerência. Aplica os preceitos de usabilidade, faz cores e formas terem sentido e cumprirem funções. Torna o ambiente virtual confortável, confiável, atraente e fácil de utilizar.
 
Nada mais repugnante aos olhos do consumidor do que uma loja virtual desarrumada, com informações escassas ou excessivas, sem nexo ou propósito, textos minúsculos ou gigantes, fontes ilegíveis e fotos mal produzidas. Isso tudo só para enumerar o básico. São dezenas de pequenos detalhes necessários para compor com eficiência o layout de uma loja virtual. E somente um bom design pode dar conta do recado.

A Aumai Oxycom desenvolve e-commerce e auxilia na criação do planejamento pra implantação do e-commerce. Se você não quer deixar sua empresa para trás nesta revolução digital e nos hábitos de consumo, entre em contato com a gente.

(19) 3405.8267 / 99191.0203
contato@aumaioxycom.com.br

A Aumai Oxycom é uma agência de publicidade e marketing digital com mais de 10 anos de experiência nas cidades de Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d'Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Piracicaba e Vinhedo.

PRÓXIMO POST


CATEGORIAS

Branding
E-Commerce
Google
Inovações
Marketing Digital
Marketing Multinível
Site Responsivo
Tendências


POSTS RECENTES

E-COMMERCE - O VAREJO NUNCA MAIS SERÁ O MESMO
01 de Junho de 2017

ESTIVEMOS PRESENTES NO LANÇAMENTO DA REVISTA CETAM
09 de Maio de 2017

SÃO PAULO, 463 ANOS!
25 de Janeiro de 2017

MARCAS QUE MARCAM O CORAÇÃO DAS PESSOAS
21 de Janeiro de 2017

OS CHATBOTS JÁ ESTÃO ENTRE NÓS
10 de Janeiro de 2017

BRANDING PARA PROFISSIONAIS DE MARKETING MULTINÍVEL
17 de Dezembro de 2016

MARKETING DE CONTEÚDO
17 de Dezembro de 2016

POR QUE O GOOGLE É IMPORTANTE PARA O SEU NEGÓCIO
17 de Dezembro de 2016